10 dicas simples para passar no ENEM

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) é uma prova que reúne todos os conhecimentos do ensino médio e serve como uma forma de testar esses conhecimentos dos alunos e também proporcionar aos mesmos a oportunidade de ter acesso ao ensino superior, pois o Prouni adere a nota do Enem para conceder as bolsas de estudos, algumas faculdades públicas também fazem a mesma coisa, o Fies também pede o Enem para os candidatos que desejam fazer o Financiamento Estudantil. Por isso, para quem vai prestar a prova do Enem, fique de olho nas 10 dicas simples para passar no Enem.

10 dicas simples para passar no ENEM10 dicas simples para passar no ENEM

Dica 1: Entender a si mesmo

Procure encontrar uma estratégia de estudo que seja melhor para você, que você consiga aprender sobre o assunto estudado.

Dica 2: Mantenha-se motivado

Sempre tem uma matéria do qual não gostamos e você precisa encontrar uma forma de se motivar para estudar sobre esse assunto.

Dica 3: Concentração

É importante dedicar um tempo do seu dia apenas para os estudos, nem seja 30 minutos, uma hora entre uma atividade e outra. É preciso também ter concentração nos estudos, se a mente está cansada, não insista em estudar, não force o seu limite, ou seja, estude quando estiver bem, quando conseguir se concentrar.

Dica 4: Repense no que aprendeu

Antes de começar um novo estudo sobre uma matéria ou dar continuidade na mesma, repense em tudo o que viu até agora e veja se está pronto para um novo assunto.

Dicas do ENEMDica 5: Faça intervalos entre os estudos

Não adianta querer estudar sete horas seguidas. É preciso dar uma pausa aos estudos para conseguir assimilar o que estudou e também para descansar o corpo e cérebro.

Dica 6: Estude antes de dormir ou logo quando acordar

Algumas pesquisas indicam que os melhores horários para se estudar são esses. É o horário mais produtivo e segundo algumas teorias, o cérebro consegue guardar mais informações nesses horários.

Dica 7: Faça conexões

Os assuntos são dos mais diversos e em muitas áreas, por isso encontre uma forma de fazer conexões dos conteúdos para aprender de forma mais simples. Interligue os assuntos para criar um processo de rememoração e facilite na hora da prova.

Dicas para passar no ENEMDica 8: Ensine aos outros

Você também pode tirar um tempo e ensinar os conteúdos que mais aprendeu, aquelas que está dominando e com isso ajudar aos outros e também não se esquecer do aprendeu.

Dica 9: Treine por meio de repetição

Essa é a forma mais fácil de se aprender, repita várias vezes sobre o assunto e com isso você chegará a falar o mesmo sem ter dificuldades.

Dica 10: Cuide da saúde

Essa dica é uma das mais importantes, pois para ter um bom rendimento na prova do ENEM é preciso cuidar da saúde, é preciso se alimentar corretamente e dormir muito bem.