Alistamento Militar Feminino 2016: Datas

Todo mundo sabe que quando um jovem completa 18 anos, se este é do sexo masculino, terá de se alistar para o serviço militar. Apesar das mulheres não serem obrigadas a se alistarem no serviço militar, há aquelas que simplesmente faz a escolha de entrar para a carreira militar e com isso quando fazem 18 anos, acabam se alistando. As oportunidades que geralmente encontram é na Aeronáutica, na Marinha e também no Exército. Por isso trouxemos algumas informações sobre o Alistamento Militar Feminino 2016 que muitas jovens não sabem como esse processo é realizado.

Alistamento feminino

Alistamento Militar Feminino

Servir um dos serviços militares, é uma forma de conseguir trilhar um caminho rumo ao crescimento dentro das carreiras militares. As mulheres normalmente sofrem certos preconceitos quando são vistas exercendo atividades que antes eram realizadas apenas por homens e entrar para as Forças Armadas Brasileiras é uma forma de driblar esse preconceito e ocupar cargos que antes eram restritos apenas  para homens, mas que agora também são ofertados para as mulheres.

O número de mulheres que compõem o serviço militar ainda é pequeno, mas cada vez mais tende a aumentar, já que as mulheres estão conquistando o seu espaço dentro da sociedade e mostrando que também são capazes de exercerem atividades do sexo masculino. Apenas 6% do total de militares são mulheres e na Aeronáutica o número de mulheres é maior do que nas outras Forças Armadas.

Alistamento militar femininoComo se alistar

Para as mulheres que desejam se alistar no serviço militar, devem saber que o processo não é o mesmo do que os homens. Os homens quando completam 18 anos, são obrigatóriamente convocados para comparecerem à Junta do Serviço Militar e se alistar até o prazo que é de janeira a junho de cada ano. Mas no caso das mulheres, o alistamento na verdade é a inscrição que ocorre de forma voluntária ou então tentar prestar um concuso público que pode ser tanto para nível médio como para nível superior. Essas são as únicas formas que as jovens com idade superior a 18 anos tem para se alistar e se tornarem oficiais.

Vagas para alistamento feminino

As vagas para as mulheres que desejam se alistar para as Forças Armadas são limitadas e por isso as mulheres que desejam se tornar oficiais, infelizmente terão que enfrentar uma concorrência e ter que fazer o processo seletivo que muitas vezes é extremamente rigoroso e qualquer modalidade da carreira militar avalia aspectos físicos, morais, culturais e psicológicos.

Alistamento militar

A mulher que ocura cargos dentro das Forças Armadas não necessariamente ocupará cargos pesados, pois ela pode trabalhar em funções que não exijam a força fisica, como por exemplo, em organizações militares e também em estabelecimentos de ensino. Há também algumas vagas que são de formação específica e que abrangem as áreas de Engenharia, Medicina, Enfermagem, Contabilidade e outras.