Alistamento militar online: como fazer

Todos nós sabemos que os jovens que completam 18 anos precisam se alistar para o serviço militar e isso é uma obrigatoriedade de acordo com o artigo 143 da Constituição Federal. O serviço militar conta com diversas atividades que são desempenhadas pelas forças armadas e depois que o jovem se alista, o mesmo é convocado para se matriculado em uma organização militar, órgão de formação de oficiais da reserva ou também em um tiro de guerra. Para os jovens eu completam 18 anos nesse ano de 2016, devem realizar o alistamento militar online, portanto confira informações de como se inscrever logo abaixo.

ba5e0

Como realizar o procedimento de alistamento militar online

Para os jovens que já completaram ou para os jovens que ainda irão completar 18 anos no ano de 2016, já poderão se alistar, encaminhando-se até a Junta de Serviço Militar de sua cidade (JSM) e alistar no Serviço Militar Obrigatório. O prazo para o alistamento termina em 30 de junho e independente se já completou ou se ainda irá completar 18 anos em 2016.

No dia do alistamento, não se esqueça de levar os documentos que são obrigatórios para apresentar:

  1. Documento oficial de identificação com foto (Pode-se apresentar RG, Carteira de trabalho, passaporte ou outros documentos, desde que haja foto).
  2. Certidão de nascimento ou casamento para os jovens que já foram casados
  3. CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  4. Comprovante de residência.

Alistamento Militar 2015 Como fazer

Em alguns casos o jovem é liberado do alistamento, mas mesmo assim precisa se apresentar. Todos são obrigados a se apresentarem, até mesmo jovens com deficiência física e problemas de saúde e junto com os documentos acima, precisam apresentar também um laudo médico, atestados e outros documentos que comprovem a deficiência física ou problema de saúde.

Depois que o jovem realizar o alistamento, o mesmo será convocado para o processo seletivo onde será avaliado e designado para a prestação do Serviço Militar ou de acordo com as informações acima, liberado da sua obrigação como servidor, sendo assim ao cumprir todo o processo de Serviço Miliar, o jovem receberá o Certificado de Reservista e em caso de dispensa, receberá o Certificado de Dispensa.

Alistamento Militar 2015

Onde encontrar a Junta de Serviço Militar

Para quem ainda não sabe onde fica a Junta de Serviço Militar da sua cidade, a mais próxima da sua residência, pois em algumas cidades podemos ter mais de uma Junta, poderá entrar em contato com a prefeitura que informará o endereço correto de qual ou onde fica a Junta Militar para o alistamento ou conferir através do site do exército brasileiro, cujo link é http://www.eb.mil.br/.

Confira os horários de alistamento, pois geralmente os jovens começam a ser alistados a partir das 13h e vai até as 17h. Cuidado para não perder o prazo de alistamento e ter que responder por isso depois.

Alistamento Online

Agora o alistamento online está disponível também em 9 estados, ou seja, para Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. Para quem é de algum desses estados, poderá acessar o link http://www.alistamento.eb.mil.br/ e fazer o alistamento online.