Auxilio Reclusão: Quem tem direito

Para quem ainda não sabe do que se trata o auxilio reclusão, vamos explicar e também informar a quem precisa solicitar esse tipo de auxilio, ou seja, quais os passos para conseguir receber o auxilio Reclusão.

Esse beneficio trata-se de uma ajuda ofertada pela previdência social para os dependentes do segurado que pode ser concedido por diversos motivos, ou seja, em caso de morte, em caso de prisão do segurado que por sinal é de baixa renda e que não recebe remuneração da empresa, nem aposentadoria ou qualquer outro beneficio.

O Auxilio reclusão é uma ajuda a familia desses segurados na ausência dos mesmos. Para quem não sabe como realizar a solicitação desse auxilio, confira logo abaixo.

Auxilio reclusão dependentes

Auxilio Reclusão

O objetivo do Auxilio Reclusão na verdade é visto por visões diferentes entre as pessoas, pois muitas delas dizem que esse auxilio é para auxiliar o detento, mas não é bem assim que funciona, pois muitas vezes o segurado da família vai preso e não há quem sustente a casa. No caso da prisão, o detento tem as suas necessidades fundamentais pagas pelo governo, enquanto a familia dos mesmos não tem como se manter com o individuo preso.

Auxilio reclusão

No caso das familias que tinham como segurado o individuo que veio a falecer, poderão solicitar  auxilio reclusão, porém no caso dessas familias é um pouco diferente, pois no caso do individuo que foi preso, o auxilio reclusão só será entregue a familia até o segurado sair da prisão e no caso das familias que perderam o seu segurado em caso de morte, receberá esse beneficio por um periodo maior, sendo renovado sempre que solicitado.

Solicitar o auxilio reclusão

No caso do individuo que foi preso, seja por meio de prisão arbitrária, cautelar, provisória definitiva ou familiar, é importante informar que esse individuo não poderão receber o auxilio se caso já estiver recebendo o salário da empresa em que trabalha ou se está recebendo algum beneficio da previdência como aposentadoria ou auxilio doença.

Auxilio reclusão segurado

O auxilio reclusão só pode ser solicitado mediante comprovação de que o segurado realmente foi preso ou que infelizmente veio a falecer. Só depois da confirmação oficial é que os dependentes poderão se dirigir até o INSS munidos do atestado do segurado comprovando prisão ou morte para que o valor estabelecido para o pagamento em caso de auxilio reclusão seja pago. O Auxilio reclusão só será pago para as familias de detentos que estavam trabalhando quando foram presos, pois no caso de autonômo, o pagamento não poderá ser realizado.

Para quem deseja saber mais sobre esse benefício, poderá acessar o site http://www.previdencia.gov.br/ e consultar mais detalhes sobre o auxilio reclusão e os direitos dos dependentes dos segurados ausentes por causa de morte ou prisão.