Cirurgia Plástica Pelo SUS – Plástica Gratuita

Cirurgia Plástica é uma área da medicina que atua na reabilitação e melhora da qualidade de vida de todos os pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica. Médicos especializados realizam procedimentos de reparação depois de traumas, doenças ou algo que faça parte da vida do indivíduo desde o nascimento.

Cirurgia Plástica Pelo SUS – Plástica Gratuita

Cirurgia Plástica pelo SUS

É importante ressaltar que nem toda cirurgia plástica é apenas estética, há casos em que o paciente realmente necessita de uma intervenção cirúrgica para o seu bem-estar e para melhorar sua qualidade de vida. Por isso, alguns tipos de procedimentos podem ser buscados no SUS (Sistema Único de Saúde).

Alguns exemplos de cirurgias que merecem atenção por não serem diretamente estéticas são casos de queimaduras, feridas de maior complexidade, reconstruções de partes do corpo por motivo de doença, entre outros procedimentos médicos.

cirurgia-plastica-gratuita-sus-2

No caso da reconstrução mamária depois de remoção do seio com câncer, as mulheres estão respaldadas por uma lei federal que garante a todas elas a possibilidade da cirurgia plástica ser realizada pelo SUS. Ou seja, um procedimento gratuito. Alguns estados ainda garantem respaldo cirúrgico para mulheres com sequelas físicas de ataques sexuais. Nesse caso, as vítimas devem procurar pelo atendimento público para obter detalhes e possibilidade de serem atendidas.

Vale ressaltar que cirurgia plástica para fins totalmente estéticos, em geral, é possível somente na rede privada. Até mesmo a maioria dos planos de saúde não cobre esse tipo de procedimento, que deve ser tratado em clínicas particulares e com médicos devidamente capacitados.

Como fazer cirurgia plástica pelo SUS?

Pessoas com deformidades por conta de acidentes, violência ou que não sejam somente estéticas têm prioridade no atendimento. Um dos casos atendidos pelo SUS, por exemplo, está a remoção de pele após cirurgia bariátrica, ou seja, redução de estômago. Outro exemplo, é o caso de lábio leporino. Lembrando que, independente da situação, o paciente deve ser encaminhado por um médico responsável pelo caso, que irá direcionar o tratamento para o hospital mais bem qualificado para realizar a cirurgia.

cirurgia-plastica-gratuita-sus-3

Hospitais com cirurgia plástica gratuita

O mais comum é que os procedimentos de cirurgia plástica gratuita no SUS sejam realizados em hospitais universitários. Em São Paulo, por exemplo, a FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e a Faculdade de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) são alguns locais onde o paciente pode ser atendido. No caso da UFPR (Universidade Federal do Paraná), há a possibilidade de realizar cirurgia estética gratuita, porém, em número limitado. Entre os casos atendidos, estão lipoaspiração e redução de mama abaixo de 500 gramas e aumento com prótese. Para verificar a possibilidade de ser atendido, o paciente deve contatar o hospital da universidade.