Como entrar com recurso no Seguro Desemprego

Uma das maiores preocupações de quem está preste a perder o emprego é quanto ao seguro desemprego e como fazer para conseguir receber esse benefício. Hoje em dia o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo e com isso é difícil encontrar um outro emprego logo depois de estar desempregado, por isso as pessoas precisam do seguro desemprego que por sinal é um direito do cidadão brasileiro, imposto pelo Governo Federal, principalmente quando o funcionário é demitido sem justa causa. Saiba Como entrar com recurso no Seguro Desemprego.

Seguro desemprego Caixa 2015

Seguro Desemprego

Para quem ficou desempregado e não sabe como recorrer ao seguro desemprego, saiba que é muito simples, você vai precisar dirigir-se até uma unidade das agências da Caixa Econômica Federal ou até mesmo na Delegacia Regional do Trabalho conhecida pela sigla DRT ou no sistema Nacional de Emprego conhecida pela sigla SINE. Para dar entrada no seu seguro desemprego, você deverá ir até uma dessas unidades, no caso vamos dar todas as informações para quem irá até as agências da Caixa Econômica Federal.

Seguro desemprego Caixa

O desempregado deverá levar os seguintes documentos até a agencia da Caixa: Requerimento do Seguro Desemprego SD (via de cor verde), Comunicação de Dispensa CD (via de cor marrom), Carteira de Trabalho, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) que a própria empresa fornece, Carteira de Identidade ou: Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Habilitação (novo modelo), Passaporte ou Certificado de Reservista. Lembrando que todos esses documentos têm que estar dentro do prazo de validade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, Comprovantes dos 2 últimos contracheques ou recibo de pagamento para o trabalhador formal, Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatórios dos depósitos. O prazo para comparecer até uma das unidades para dar entrada no seguro desemprego é de 7 a 120 dias depois que o empregado foi demitido e recebeu todos os papéis de sua rescisão.

Seguro desemprego

Como receber o seguro desemprego

Para receber o seu seguro desemprego é simples, basta ir até uma unidade da Caixa Econômica Federal ou uma das unidades do Caixa Aqui. Se preferir, as casas Lotéricas também podem fazer o pagamento do Seguro desemprego ou para quem tem uma conta na Caixa, poderá optar pelo depósito. Lembrando que o pagamento estará disponível sempre no quinto dia útil de cada mês. Para receber nas casas Lotéricas é preciso apresentar o Cartão Cidadão. Para quem ainda não tem o Cartão Cidadão, poderão fazer o pedido do mesmo no site da Caixa Econômica Federal. Lembrando que independente do pagamento por meio de depósito em conta, é preciso ter esse Cartão Cidadão para se cadastrar. O prazo de recebimento do seguro desemprego está mudando e somente quem trabalhar por pelo menos um ano terá o direito, porém é preciso estar atento quanto a esse prazo.