Como fazer CPF de menor

Com certeza essa é uma dúvida de muitas pessoas, pois nem sempre as pessoas sabem como fazer CPF de menor, até porque acaba pensando que se trata de algo muito burocrático. Mas não é bem assim, pois o menor de idade pode tirar o seu CPF sem grandes complicações, até mesmo os pais que desejam que seus bebês sejam portadores dos documentos de um cidadão brasileiro, também poderão tirar o CFP do filho pequeno. Saiba logo abaixo como esse processo é realizado.

Como fazer CPF de menor

Como fazer CPF de menor

O CPF também conhecido como Cadastro de Pessoa Física é um documento que comprova que o cidadão brasileiro está devidamente registrado na Receita Federal que é o local onde todas as informações a respeito de uma pessoa estão armazenadas, informações estas que não podem ser passadas para outras pessoas, ou seja, são intransferíveis. O CPF consiste em um cartão de cor azul com um número de onze digitos estampado nesse cartão. Esse número é único para cada pessoa, sem a possibilidade de repetição.

CPF menor de idade

É através desse número, que as pessoas podem realizar suas declações o IR, ou melhor, do Imposto de Renda que é realizada uma vez por ano. É com o CPF que muitas pessoas conseguem um empréstimo no banco, conseguem comprar em uma loja e pagar parcelado, pagar no crediário como estamos acostumados a falar. Poderão também participar de concursos públicos e demais situações.

Há alguns casos em que no momento da inscrição do CPF, a pessoa deixe de colocar alguns dados que são solicitados e devido a isso, a situação do CPF da mesma ficará irregular, porém na internet, especificadamente no site da Receita Federal, há a possibilidade dessa pessoa regularizar a situação do seu documento ou em casos extremos, solicitar o cancelamento de seu CPF para pedir outro registro de forma que este seja regular.

CPF menor

Como fazer o CPF do menor de idade

Como já falamos no começo do texto, qualquer pessoa de qualquer idade poderá solicitar o cadastro de pessoa física, conhecido como CPF. Não há uma idade mínima para que esse cadastro seja feito, sendo assim, os pais que desejam tirar o CPF dos filhos pequenos, até mesmo os recém-nascidos, poderá realizar os passos que vamos descrever.

O menor de idade poderá encaminhar-se até uma agência dos correios com o documento do seu representante legal e também com o algum documento de identificação de si mesmo e solicitar no caixa dos correios o seu CPF. Há uma taxa no valor de 5,70 reais que deverão ser pagas para que o seu CPF seja concluido e entregue em sua residência. O menor poderá tirar o seu CPF sem custo em uma entidade pública, basta levar os mesmos documentos. Para consultar uma entidade pública mais próxima de você, acesse http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CPF/CPFEntPublicConven.htm.

Para mais informações, acesse o site http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf.