Como justificar o voto pela internet

Muitas pessoas não conseguem estar na cidade em que votam no dia da votação eleitoral, mas nem sempre sabem que podem justificar o porque não conseguirem votar de uma forma muito simples. Estamos falando em justificar os votos por meio da internet. Por isso trouxemos a seguinte informação: Como justificar o voto pela internet.

Como justificar o voto pela internet 2

Justificar o voto pela internet

É comum que algumas pessoas não consigam estar no local da votação para cumprirem com o dever eleitoral, mas como o Tribunal de Justiça Eleitoral solicita, é preciso comprovar o porque de não poder estar. Na verdade é preciso justificar o voto, mas como tem pessoas morando fora do Brasil, o Tribunal de Justiça Eleitoral criou algo muito interessante e que facilita a vida de muitas dessas pessoas que estão longe do país. Estamos falando em justificar o voto pela internet e para quem ainda não sabe como fazer isso, confira o passo a passo.

Para efetuar a justificativa online, o sistema exige alguns requisitos. São eles:

  • Por enquanto, o sistema está disponível para eleitores inscritos nos estados de RS, SC, PR, SP, RN, DF, e para eleitores que estejam no Exterior;
  • Fazer a identificação de forma correta, usando o formulário;
  • Usar o formulário para preencher o motivo da justificativa;
  • Anexar, de forma digitalizada, o comprovante da impossibilidade de comparecimento (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros) – (formato “jpg” ou “pdf”, tamanho máx. 2MB);
  • Para cada turno da eleição, uma justificativa deverá ser apresentada;
  • Se a justificativa estiver ilegível, será necessário sua correção, para que haja apreciação pelo Juiz Eleitoral.

Como justificar o voto pela internet 3

Para dar início à justificativa eleitoral, o cidadão deverá acessar o site do sistema através do endereço eletrônico dos Tribunais Regionais Eleitorais:

Após o envio do requerimento de Justificativa eleitoral, é possível acompanhar o status da requisição. Para isto, basta acessar o site do respectivo Tribunal Regional Eleitoral e acessar a opção “JUSTIFICA CONSULTA”, inserir os dados do código de acompanhamento gerado na emissão do requerimento, data de nascimento e responder à pergunta de segurança. Após isso é só clicar em consultar e acompanhar se a requisição foi deferida pela justiça eleitoral.

Como justificar o voto pela internet

Viu como é muito simples e fácil, mas se ainda não conseguir justificar o seu voto por meio da internet, não exite em procurar um cartório eleitoral para justificar o seu voto mesmo depois do período de eleição, pois sempre há um tempo para que a justificativa seja feita após as eleições, porém não se pode perder esse prazo, ou então você estará irregular perante a justiça eleitoral e com isso poderá se prejudicar em diversas áreas, inclusive em concursos públicos.