Doenças Transmitidas pelo Ar: Quais São

Sem dúvida alguma o ar é extremamente importante para qualquer ser vivo na face da Terra, pois aproveitamos toda a sua propriedade e energia para muitas utilidades, além de utilizarmos o gás oxigênio na respiração. Mas como já sabemos, existem diversos perigos envolvendo o ar, afinal podem haver infinitos micro-organismos patogênicos que são aquelas que transmitem doenças que podem ser desde um simples resfriado até as doenças mais graves e é sobre isso que vamos falar, sobre as doenças transmitidas pelo ar.

Doenças Transmitidas pelo Ar

Doenças Transmitidas pelo Ar

As viroses são bem comuns e elas são transmitidas pelo ar. O vírus é muito pequeno e só é possível enxerga-lo com o auxílio de um microscópio. Eles adentram nossas células e obrigam as mesmas a trabalhar para eles. As principais doenças que podem ser originadas das viroses são:

  • Resfriado e gripe
  • Sarampo
  • Rubéola
  • Caxumba
  • Poliomielite

Há outras doenças que podem ser causadas pelos vírus em contato com o ar, porém as que citamos na lista acima são as mais comuns de acontecerem.

Bacterioses transmitidas pelo ar

BactériasAs bacterioses, como o próprio nome já diz, vem das bactérias e elas também são muito pequenas, na maioria das vezes não podem ser vistas a olho nu. Apesar do pequeno tamanho, elas se multiplicam com facilidade e velocidade e muitas delas podem ser extremamente prejudiciais à saúde. Porém elas podem ser combatidas com antibióticos, mas sempre mediante orientação médica. Algumas doenças que podem vir de bactérias e com o auxílio do ar são:

  • Pneumonia
  • Tuberculose
  • Meningite
  • Difteria ou crupe
  • Coqueluche ou tosse comprida

Essas são algumas doenças que podem ser transmitidas por bactérias presentes no ar, mas há muitas outras doenças que podem acometer os seres humanos principalmente se tratando do ambiente em que respira.

Poluição do ar

Poluição do arAs doenças causadas por organismos são sim um problema, mas o problema maior está na emissão de substâncias nocivas no ar. Normalmente o ar da cidade grande é muito poluído e isso é muito fácil de se notar devido à dificuldade que se tem para respirar e também com relação a irritação dos olhos que é constante, além de outros problemas de saúde causados pela respiração dificultada.

Os poluentes que são encontrados no ar, podem contribuir com a transmissão da doença. Além da poeira e também da falta de chuva que são fatores que podem ocasionar em várias infecções como gripe, resfriado, conjuntivite e até mesmo a meningite. Alguns exemplos de poluentes do ar são: Gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO), composto de enxofre, chumbo, sílica, CFC (clorofluorcarboneto) e outros. Portando é preciso cuidar o ar que se respira, pois se o mesmo estiver em melhores condições, certamente uma boa parte dessas doenças transmitidas pelo ar irá diminuir.