FIES 2016: Inscrições, Passo a passo

Os estudantes que dependiam do Fies para continuar estudando ou para conseguir ingressar na faculdade, sabe da dificuldade que foi nesse início de ano, pois o site do Fies estava em manutenção e quando retornou, ainda sim ficou um tempo fora do ar para quem precisava realizar um novo contrato. Porém esse problema já foi resolvido e quem precisa fazer seu contrato no Fies 2016, já poderá realizar a inscrição. Saiba mais sobre o passo a passo logo abaixo.

FIES 2016

Fies 2016161

Os estudantes que desejam estudar, mas não tem condições de arcar com as despesas da faculdade, poderá aderir ao Financiamento Estudantil. O Fies possibilita que esses alunos façam um financiamento de 50, 75 e até 100% do valor da mensalidade do curso, mas tudo irá depender da renda familiar mensal bruta que for apresentada na entrevista da universidade/faculdade e na agência bancária. Apenas quem possui renda familiar de até vinte salários mínimos mensais, poderá ser beneficiado com o Fies.

Para solicitar o Financiamento Estudantil, o aluno precisa estar matriculado em qualquer curso de qualquer universidade/faculdade, desde que a mesma tenha parceria com o Fies. Para os alunos que concluíram o ensino médio a partir do ano de 2010, será necessário ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e deverá ter uma média de 450 pontos, sem poder ter tirado nota 0 em redação. Essas são as condições para poder aderir ao Fies, já os alunos que terminaram os estudos antes do ano de 2010, não precisarão ter realizado o Enem e poderão aderir ao Fies normalmente, apresentando apenas o certificado de conclusão do ensino médio.

FIES 2015

Inscrição passo a passo

Para realizar a inscrição é muito simples, basta acessar o site http://sisfiesaluno.mec.gov.br/selecao-cursos/, preencher os dados que são solicitados como o estado, cidade, faculdade e curso. Depois de preencher, clique em “Acessar SisFIES” e você será redimensionado automaticamente ao site de inscrição do Fies. Ao acessar o mesmo, os dados da faculdade e curso já estarão constando no seu cadastro.

Preencha com todos os dados que são solicitados, tais como valores da renda familiar, de todos os membros da família, o tipo de financiamento, se é de 50,75 ou 100%. Enfim todos os dados, incluindo os dados bancários, ou seja, o banco que deseja solicitar seu financiamento. Depois de concluir esse primeiro passo que é apenas no site, o aluno deverá imprimir o comprovante de solicitação do Fies e junto com os documentos que são divulgados logo após o cadastro, levar até a universidade/faculdade em que estuda.

FIES 2015 Inscrições

Na universidade/faculdade, o responsável pelo setor irá avaliar seus documentos com o que foi cadastrado no site e estando tudo correto, darão uma declaração de regularidade de matricula, chamada de DRM para que o aluno leve até o banco com todos os documentos que levou até a faculdade. Na agência bancária, seja ela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil irão formalizar o contrato. Vale lembrar que o aluno tem um prazo para comparecer a universidade/faculdade e também um outro prazo para ir até o banco, portanto atente-se para esses prazos para não perder a oportunidade.