FIES 2017: Como conseguir o financiamento

No início do ano de 2015 muitos estudantes passaram por uma grande complicação com relação do Financiamento estudantil e muitos deles tiveram até mesmo que trancar a faculdade, pois sem o Fies não iriam conseguir pagar a mensalidade e dar continuidade ao curso. Isso se estendeu até o ano de 2016, mas para 2017 a nova regra do Fies já está valendo e quem quiser estudar tendo sua faculdade financiada pelo governo, terá que se esforçar um pouco mais do que antes. Saiba mais sobre o Fies 2017 e como conseguir o financiamento.

FIES 2017: Como conseguir o financiamento

Como é o novo Fies 2017

Antes era obrigatório somente que o aluno tivesse realizado o ENEM que é o Exame Nacional de Ensino Médio, apenas para quem se formou a partir do ano de 2010, mas agora tudo mudou, pois além de ter realizado o ENEM, é preciso que o aluno tire pelo menos a nota mínima de 450 pontos e um dos pontos mais importantes é que o mesmo não tire zero na redação. De certa forma com esses requisitos, o aluno se dedicará mais para a prova do ENEM e principalmente para a prova de redação.

Essa nova lei vale para todos, inclusive para quem concluiu o ensino médio antes de 2010 e para os professores que tem magistério. Antes dessa nova lei, tanto os candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010 como os professores, não tinham que ter realizado o Exame do Ensino Médio, porém agora é regra. Quanto aos critérios de renda, estes continuam valendo e não sofreram nenhuma alteração.

Para contratar o financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança, que são elas:

  • Fiança convencional: A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante.
  • Fiança solidária: Os fiadores terão que ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes não sendo exigida a comprovação de rendimentos, sendo que os estudantes não podem ser do mesmo grupo familiar e ficarão restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.

Inscrição Fies 2017

Para quem deseja se inscrever no Fies 2017 o passo a passo é o mesmo:

  • Primeiro é preciso realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e tendo conquistado a nota mínima que é 450 pontos e não zerar na redação,
  • Acesse o site do Fies e comece o procedimento.
  • Preencha todos os dados solicitados, tais como as informações sobre o seu curso e também as informações sobre a sua renda e a renda familiar e também dos seus fiadores.
  • Em seguida leve os documentos para a faculdade para que sejam analisados os seus dados e para que a sua inscrição seja aprovada.
  • Depois leve os seus documentos para o banco para que a sua inscrição seja efetuada e para que o seu contrato seja realizado e você tenha acesso ao Fies.

As parcelas do Fies são parcelas que cabem no bolso, pois o aluno paga 50 reais a cada três meses durante os anos em que está na faculdade e também terá dois anos de carência após o término da faculdade e só depois pagará as parcelas normais, de acordo com o valor do curso desejado.