INCRA: Emissão de CCIR

Para quem tem uma propriedade na área rural, deverá saber que é preciso deixar sua área rural sempre dentro da lei. Para quem não conhece o que é o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária), ele se trata de uma autarquia federal que tem como objetivo a execução da reforma agrária e a realização do ordenamento fundiário nacional. Já o CCIR conhecido como Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é extremamente importe, pois é uma prova de que foi realizado o cadastro do seu imóvel rural. Saiba logo abaixo como fazer a emissão de CCIR sem dificuldades.

INCRA: Emissão de CCIR

INCRA: Emissão de CCIR – Como fazer

Primeiro vamos explicar corretamente do que se trata do CCIR, pois como já falamos acima, se trata de um certificado para a regularização do imóvel rural. Quando realiza-se esse cadastro do imóvel, fica indispensável que o mesmo seja vendido, desmembrado, arrendado, hipotecado ou até mesmo prometido para a venda ou homologação de partilha seja ela de forma amigável ou judicial. O cadastro do CCIR é importante para a concessão de crédito agrícola que é exigido pelos bancos e também pelos agentes financeiros.

A emissão do CCIR pode ser feita através do link https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao. Caso o seu imóvel não apresente nenhum impedimento, será gerado um arquivo em formato PDF do seu certificado que pode ser impresso com facilidade. Se o seu imóvel apresentar algum tipo de impedimento, será preciso ir até um posto do INCRA mais próximo de você para regularizar as pendências do imóvel.

Emissão CCIR

Para acessar esse site é preciso que você esteja acessando de um dos navegadores: internet Explorer 9+,Mozilla Firefox versão 10+ ou Google Chrome 25+. Se tentar usar outra forma de navegação da internet para acessar o link acima, a sua conexão pode ser dificultada e a sua emissão poderá ser cancelada. Portanto, procure baixar um desses navegadores antes de tentar, caso não consiga, poderá ir até uma lan house e solicitar o CCIR através do computador da mesma.

Para preencher a emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural é preciso ter em mãos o código do Imóvel rural, estado em que se localiza o imóvel, município do mesmo, CPF do titular declarante do imóvel e o preenchimento dos caracteres e seguir o próximo passo para emitir o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural.

INCRA emissão CCIR

Consultar Autenticidade do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR)

Preencha os dados que estão sendo solicitados através da página https://sncr.serpro.gov.br/ccir/consulta?windowId=24c e acione o botão “Consultar”. Caso o CCIR seja autêntico, será informada também a situação de quitação de taxa de serviços cadastrais. Se houver pendências, deverá encaminhar-se ao INCRA e informar as pendências. Para consultar essa página, também preciso ter acesso a um dos navegadores: Internet Explorer 9+,Mozilla Firefox versão 10+ ou Google Chrome 25+.