Inscrições Bolsa Família 2016: Data, Informações

O bolsa família é um programa do governo de transferência direta de renda que é destinado para beneficiar famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. O bolsa família está integrado juntamente com o Plano Brasil Sem Miséria e atua com milhares de brasileiros que estão inseridos em famílias com renda per capita inferior ao valor de 77 reais mensais. Saiba como realizar as Inscrições Bolsa Família 2016.

Inscrições Bolsa Família 2016
Saiba como fazer as Inscrições Bolsa Família 2016. Confira!

Inscrições Bolsa Família 2016

O Bolsa família trabalha com três eixos, o primeiro é a transferência de renda com o intuito de promover o alivio da pobreza, o segundo são as condições que reforçam o acesso a direitos básicos como por exemplo, o acesso à educação, saúde e assistência social e o terceiro eixo diz respeito aos programas complementares que são destinados para o desenvolvimento das famílias inscritas no programa Bolsa Família, com um ideal de que os beneficiários possam superar a situação de vulnerabilidade.

Beneficiários Bolsa Família

O pagamento do Bolsa família é realizado mensalmente pelo governo que deposita uma determinada quantia na conta das famílias que fazem parte do programa. Cada uma dessas famílias possuem um cartão magnético que é emitido de preferência com o nome da mulher. Os valores do benefício podem variar muito de acordo com o tamanho da família, com a idade dos filhos e com a renda mensal que a mesma recebe. Há um benefício especifico, distribuído pelo bolsa família para famílias que tem crianças e jovens até os 17 anos de idade e também para famílias com gestantes e mães que estão amamentando.

Inscrição Bolsa Família

Para as famílias interessadas em realizar o cadastro no Bolsa Família, primeiro deverão estar inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico. Esse cadastro é realizado na prefeitura de sua cidade. Encaminhe-se até a prefeitura com o CPF do responsável pela família ou o título de eleitor. Leve qualquer outro documento dos membros da família, como por exemplo, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento, carteira de trabalho.

Calendário Bolsa Familia

Após o cadastro, o mesmo irá para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, conhecido pelas siglas MDS e com base nos dados informados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o Ministério irá selecionar as famílias que se enquadram no programa para serem incluídas no mesmo. Essa seleção é feita mensalmente.

As famílias que forem incluídas, receberão o cartão magnético através do correio ou o mesmo poderá ser retirado na agência da Caixa Econômica Federal de sua cidade. Quando receber o cartão, será preciso ir até a Caixa ou Casas Lotéricas para cadastrar a senha de acesso ao cartão. Confira o calendário com as terminações do seu cartão e veja qual o dia do pagamento do seu benefício. Atente-se para a data.