Inscrições para o Encceja 2017

Inscrições para o Encceja 2017. Para estudantes que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental dentro do prazo convencional e da idade em que a maioria dos estudantes termina essa fase escolar, o Ministério da Educação oferece uma prova chamada Encceja, sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Inscrições para o Encceja 2017

Inscrições para o Encceja 2017

Com esse exame, o governo consegue avaliar se o estudante possui o conhecimento necessário para receber a certificação do Ensino Fundamental. Até a última prova, estudantes que acertaram uma média mínima, correspondente a 100, numa escala entre 60 e 180, receberam o certificado e puderam prosseguir com os estudos.

O que cai na prova do Encceja 2017?

Para avaliar se um estudante conhece o conteúdo do Ensino Fundamental, na prova do Encceja cai perguntas sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e também uma Redação. Além disso, o estudante deve estar apto a responder questões sobre Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. De acordo com o Ministério da Educação, “essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum”.

inscricoes-encceja-2015-1

Vale ressaltar que, no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o candidato a fazer a prova encontra material de apoio para se preparar para o exame. E para todos que fizerem a prova e, por acaso, não tirem a nota mínima para ser aprovado, podem se inscrever novamente e aproveitar do resultado do exame anterior.

Como faço minha inscrição no Encceja?

Os prazos de inscrição e as datas das provas devem ser verificados no site do Inep. As inscrições são sempre gratuitas e realizadas exclusivamente via internet. Verifique detalhes do exame a cada edição.

Para realizar a inscrição, o candidato deve informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade (RG). Caso não tenha CPF, deve procurar por uma agência conveniada do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para obter o documento.

No dia da prova

inscricoes-encceja-2015-3

Para realizar a prova, o interessado deve apresentar documento de identificação válido, como RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com foto ou outro documento especificado no momento da inscrição. E fique atento ao horário e local da prova. Se não conhece a região, visite antes do dia agendado para não chegar atrasado, e se programe para estar no local, no mínimo, uma hora antes.

Resultado, Certificado e Ensino Médio

Após o exame, para obter o certificado, o estudante deve procurar pela Secretaria Estadual de Educação que informou no momento da inscrição. Desde 2009, para estudantes que desejam a certificação para o Ensino Médio, o procedimento está associação ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e pode ser verificado no site do Ministério da Educação.