Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa

A língua portuguesa está com várias modificações e para quem terminou os estudos faz um tempo, poderá se atualizar com as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Para quem pretende participar de um concurso público, deverá saber sobre todas as regras ortográficas para se dar bem no concurso, além do mais, quem terminou a escola faz um tempo, normalmente irá demorar para aderir as novas regras.

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa

Agora o alfabeto mudou e as letras k, w, y foram incluídas no alfabeto dando e o mesmo ficou com a seguinte sequência: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z. apesar de serem pouco usadas, elas ainda são muito uteis para algumas palavras do nosso dicionário e para quem não tinha o costume de colocá-las no dicionário ou colocavam essas letrinhas no final do alfabeto, poderão aprender do jeito correto.

O trema também mudou, agora não usamos mais esses “pontinhos” colocados na letra U, ou seja, todas as palavras que antes tinham tremas, hoje podem ser escritas sem trema, mas a pronuncia continua a mesma. O trema ainda está presente quando se trata de palavras estrangeiras e as palavras derivadas das mesmas. Temos também a mudança doa acentos que não são mais utilizados em palavras paroxítonas. As mesmas podem ser escritas normalmente sem o acento e pronunciadas da mesma forma.

Novas Regras ortográficas

Outra coisa que mudou foi o uso do hífen, usa se o mesmo em palavras compostas que tem ligação entre si como guarda-chuva, porta-malas, entre outras. Temos o uso do hífen em palavras iguais ou quase iguais, sem ter ligação como por exemplo pingue-pongue, pega-pega entre outras. Não se usa hífen em compostos que apresentam elementos de ligação como as palavras cara de pau, olho de sogra, ponto e vírgula, entre outras. Palavras iniciadas com a letra H também usa-se o hífen como por exemplo o uso das palavras anti-higiênico, macro-história, mini hotel e outras.

Na nova regra os ditongos abertos não serão acentuados se terminados EI ou OI como por exemplo assembléia antes levava o acento, hoje será escrita como assembleia. Assim como plateia, ideia, colmeia, entre outras, não terão mais o acento agudo. Os hiatos também não terão acento em I e U ou seja, as palavras baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva e as demais receberão acento, apenas se as palavras forem oxítonas como exemplo Piauí, tuiuiú e silabas tônicas também podem fazer uso do acento como as palavras saúde, saída, gaúcho, entre outras.

Novas Regras

Para quem ainda não conseguiu compreender como as regras mudaram, poderá conferir logo abaixo o quadro com todas as informações e com todas as explicações sobre as mudanças. Não se esqueça de estudar e se adequar à nova regra ortográfica.

Regras Gramaticais