OBMEP 2016: Calendário, Inscrição

A Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, mais conhecida como a sigla OBMEP já estão divulgando as datas de inscrição e prova. Trata-se de um torneio, onde os alunos matriculados no sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e também os professores de escolas públicas ou privadas de redes de ensino estadual e municipal participam da OBMEP com o objetivo de aprenderem um pouco mais sobre matemática e além de poderem concorrer a prêmios e medalhas de acordo com o desempenho de cada um. Para quem deseja saber mais sobre a OBMEP 2016, confira logo abaixo.

OBMEP 2016

O projeto que é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Ministério da Educação e contam também com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A Olimpíada de matemática conta com três níveis de provas, sendo o primeiro nível destinado a alunos do sexto ao sétimo ano do ensino fundamental. Segundo nível destinado a alunos do oitavo ao nono ano do ensino fundamental e tem o terceiro nível que é para alunos do ensino médio.

Depois que os alunos realizarem a primeira fase da OBMEP, de acordo com os respectivos níveis e séries. Para quem conseguir atingir a pontuação exigida para a primeira fase, poderá passar para a segunda fase. Somente 5% dos alunos de cada nível que foram melhores na prova, irão para a segunda fase da prova que trata-se de uma prova discursiva.

Calendário OBMEP

As inscrições ainda não começaram a ser divulgadas, assim que forem traremos todas as informações atualizadas nesse artigo.

Inscrições Olimpíadas de Matemática

As inscrições deverão ser realizadas pelo coordenador da escola, pois é preciso colocar um código da escola para que a mesma seja encontrada no cadastro do MEC. Se a escola for nova, é preciso digitalizar através de scanner a portaria de criação ou de extensão e também preencher o formulário que está disponível em um link no site http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do. Informe todos os campos e forneça o arquivo digitalizado da portaria. Para se inscrever, acesse o site acima e siga todas as instruções. Aos alunos, aproveitem a oportunidade e ganhe prêmios com os estudos.