Programa Bolsa Família 2016: Inscrição, Calendário, Pagamento

O Governo Federal concede todo mês um benefício mensal que se chama Bolsa Família para todas as famílias que se encontram na classificação de extrema pobreza. Esse programa existe para que as famílias mais pobres possam se sentir apoiadas e tenham direito à alimentação e também acesso a saúde e educação. Para quem ainda não conhece, poderá se inscrever no Programa Bolsa Família 2016 ou para quem já faz parte do mesmo, poderá conferir o calendário e as datas de pagamentos, tais como os valores de cada benefício.

Programa Bolsa Família 2016

Programa Bolsa Família 2016

O Governo Federal pretende contribuir com o Bolsa Família e atender mais de 800 mil famílias. Para que você entenda um pouco mais sobre o programa, dividimos logo abaixo os benefícios e os valores que cada um deles possui.

  • Benefício básico: Esse benefício é concedido para famílias que são consideradas como a classe da extrema pobreza. São para famílias cuja renda per capita é igual ou menor do que 70 reais. O valor do benefício também é de 70 reais.
  • Benefício Variável: Esse benefício é ofertado para famílias que possuem crianças com idade entre 0 e 15 anos e também para famílias com gestantes ou nutrizes. O valor desse benefício é de 32 reais por pessoa, no entanto há um limite de recebimento, sendo beneficiadas apenas 5 membros da família.

Bolsa Família 2015

  • Benefício Variável de Caráter Extraordinário (BVCE): Esse benefício é concedido para famílias migradas de Programas Remanescentes ao PBF.
  • Benefício Variável Vinculado ao Adolescente (BVJ): Esse benefício é concedido para famílias que tem filhos adolescentes com idade entre 16 e 17 anos. O valor é de 38 reais e a família não poderá receber mais do que dois benefícios.
  • Benefício para Superação de Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP): O valor não é certo e corresponde com a necessidade de cada família que tenham crianças de 0 a 6 anos e cuja renda supere 70 reais mensal.

Calendário e Pagamento

O calendário abaixo é para quem ainda não sabe qual o dia de recebimento do benefício. Você irá olha o último número do seu cartão e consultar no calendário o dia de recebimento, como por exemplo se o final do seu cartão for o número 1, os seus dias de recebimento são: 19/01, 12/02, 18/03, 18/05, 17/06, 20/07, 18/08, 17/09, 19/10, 17/11 e 10/12.

Calendário Bolsa Família

Inscrição Programa Bolsa Família 2016

Para quem deseja se cadastrar, antes é preciso estar cadastrado no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. Procure a prefeitura de sua cidade para realizar esse cadastro no CadÚnico. Depois disso, procure o setor responsável pelo Bolsa Família de sua cidade e realize sua inscrição. Os documentos do responsável da família é o CPF ou o título de eleitor e para os demais membros da família pode ser qualquer documento que identifique cada um como RG, CPF, certidão de nascimento, casamento, titulo de eleitor ou outros.