Pronatec 2016: Cursos, inscrição

O Pronatec também conhecido como Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante é um programa que foi criado no ano de 2011 e desde então, com o auxilio do governo federal, vem transformando a vida de milhares de jovens e adultos que desejam estudar e ter uma qualificação profissional, fazendo com que os mesmos possam atingir os seus objetivos e ter uma profissão qualificada e certificada.

No primeiro semestre de 2015, o Pronatec possibilitou que pelo menos 12 milhões de estudantes pudessem ter essa oportunidade de um curso técnico em 600 cursos profissionalizantes e todos de curta duração. Em 2016, esse número deverá aumentar ainda mais e para quem deseja conferir mais informações sobre o Pronatec 2016, poderá saber mais logo abaixo.

Pronatec 2016

Cursos Pronatec 2016

Como o Pronatec tem parceria com diversas unidades de ensino, as opções de cursos ofertados também são amplas, abrangendo diversas áreas. Porém dos cursos ofertados, os que são mais procurados é o curso de técnico de segurança do trabalho que é uma das áreas que apesar de ter muitos profissionais qualificados, ainda está em falta e esse profissional é solicitado em diversas empresas.

Além do técnico em segurança do trabalho, os cursos de técnico em informática, técnico em logistica, técnico em enfermagem e técnico em mecânica também são solicitados com frequencia pelos jovens e adultos e principalmente pelas empresas que buscam por mão de obra qualificada nessas áreas. Esses são os cursos de longa duração.

Pronatec 2016 cursos gratuitos

Também temos as opções de cursos de qualificação profissional de curta duração, sendo de no máximo seis meses. Entre as opções de cursos que temos nessa categoria, os mais procurados são: auxiliar administrativo, operador de computador, auxiliar de recursos humanos, eletricista, inglês básico e recepcionista.

Para participar do Pronatec, basta que o aluno esteja dentro dos pré-requisitos que na verdade abrangem diversos públicos, como por exemplo, ser estudante do ensino médio ou concluinte do mesmo, ser trabalhador empregado ou desempregado, ser beneficiário de algum programa do governo como o bolsa familia ou outros, ser servidos público, entre outros requisitos que podem ser conferidos com detalhe no site do Pronatec.

Pronatec 2016

Além dos cursos que são de qualidade, o Pronatec está sempre em busca de beneficiar o aluno ainda mais, por isso em algumas unidades o Pronatec oferece o vale transporte para que esses alunos possam estudar com a segurança de que poderão ir e voltar da unidade de ensino até a residência sem dificuldades. Os mesmos poderão ter acesso ao vale alimentação para ser usado no intervalo dos cursos e o mais importante de todos que sem dúvidas é o material didático.

Inscrições cursos do Pronatec 2016

Para se inscrever em um dos cursos do Pronatec 2016 é preciso acessar o site e conferir as opções de cursos do seu estado e cidade. As inscrições podem ser realizadas através do site http://pronatec.mec.gov.br/ ou pessoalmente na unidade de ensino.