Prouni 2017: Vagas, inscrição, passo a passo

Muitos estudantes vivem na expectativa de conseguirem uma vaga no processo seletivo do Prouni 2017 (Programa Universidade para Todos). Até os dias de hoje, mais de um milhão e meio de pessoas já foram contempladas com as bolsas integrais e também com as bolsas parciais em cursos de faculdades particulares de todos os estados do Brasil. No ano de 2015, mais de 190 mil bolsas foram distribuídas para estudantes de baixa renda e estudantes de escolas públicas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio.

Lista de espera Prouni 2017

Prouni 2017 vagas

O Prouni distribui bolsas de estudos e os contemplados podem ter acesso a essa bolsa de estudos através de sua nota no ENEM que deverá ser no mínimo de 450 pontos. O número de vagas de cada universidade só é possível ser conferir quando o prazo de inscrição estiver em aberto em janeiro.

No entanto o candidato poderá se inscrever em até cinco opções de cursos, faculdades ou turnos que desejar. As chances de conseguir uma vaga no Prouni é muito grande, mas se a nota do ENEM for mais baixa do que dos outros candidatos, o seu nome irá ficar na lista de espera e você só será contemplado quando todos que estiverem na sua frente conseguirem a bolsa. Se as vagas abertas para as faculdades terminarem, você poderá se candidatar novamente no próximo ano, mas a nota no ENEM desse ano já não irá mais valer, ou seja, você terá que realizar o Exame novamente.

 

Para se candidatar ao Prouni, o candidato deverá obedecer as seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; ou ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos a renda não é considerada.

E caso houver empate na contemplação das bolsas e houver somente uma vaga para aquele curso escolhido, os critérios para desempate serão: maior nota na prova de redação, maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias, maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nesse ano de 2017 teremos cerca de 306.726 bolsas ofertadas, sendo que 205.237 bolsas serão integrais. Para quem receber a bolsa de 50% poderá pagar o restante de seu curso com o auxilio do FIES.

Prouni

Como escolher as vagas do Prouni

O primeiro passo é selecionar os cursos que deseja fazer, se a sua lista tiver cinco nomes já é mais do que suficiente. Escolha as universidades que deseja se inscrever e os turnos que deseja estudar. Depois de montar essa lista, organize em cinco etapas, ou seja, você só terá cinco opções para se inscrever, juntando turnos, cursos e faculdades. Faça várias listas de opções e quando as inscrições estiverem em aberto, confira as vagas nos cursos e universidades que você escolheu e escolha uma de suas opções na lista para se inscrever.

Inscrições Prouni

Para se inscrever é muito simples. Acesse o site http://prouniportal.mec.gov.br/index.php . Você irá colocar os seus dados pessoais, as suas notas individuais do ENEM e selecionar as cinco opções de cursos. Em outro campo, você poderá conferir a quantidade de vagas disponíveis em cada unidade de ensino. O Prouni determinará um prazo de seleção e após esse prazo, esse aluno poderá conferir se foi contemplado com uma bolsa de 100% ou 50% ou se ainda está na fila.