Sementes de Sucupira: Quais os Benefícios?

A sucupira é uma planta medicinal que alguns lugares, pode ser conhecida como sucupira-branca, ou também como sucupira-lisa, faveiro, fava-de-sucupira, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba e paracarana. Apesar desses vários nomes, os benefícios que a planta proporciona são os mesmos. Para quem deseja saber mais sobre as sementes de sucupira e conferir os benefícios da mesma, poderá obter informações logo abaixo e saber como fazer um chá com essas sementes para serem usadas como remédio natural.

sementes de sucupira

Benefícios das sementes de sucupira

A semente da sucupira é uma excelente forma de combater o câncer, pois possui ação anticancerígena, além de também ser um excelente tônico. Para consumir a semente de sucupira, algumas pessoas fazem a mesma em forma de chá que é utilizado no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.

Sucupira sementes

Mas não é só a semente da sucupira que traz benefícios para o corpo, pois o óleo volátil que é retirado da casca e também das sementes, além de ter um aroma incrível, também pode ser usado como um excelente tratamento contra o reumatismo. Até mesmo a raiz da sucupira funciona no combate da diabetes. São aqueles nódulos ou tubérculos que também são conhecidos como batatas-de-sucupira. Os óleos essenciais que são retirados da sucupira, mais precisamente também de sua semente, podem ajudar no combate ao câncer.

As sucupiras têm várias especiais, mas a sucupira da espécie Pterodon emarginatus possuem flavonoides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteroides e óleo essencial e o óleo em especial é rico em beta-cariofileno e em outras substâncias como anti-inflamatório, antibiótico, antioxidante, anti-carcinogênico e anestésico que são comparados com as propriedades medicinais e podem ser muito uteis em diversos casos que em precisa de algum beneficio acima.

Sucupira chá

Como fazer o chá da semente de sucupira

Como falamos anteriormente, o chá da semente se sucupira é a melhor forma de consumir esses benefícios. Para fazer o chá da semente de sucupira é preciso separar cinco sementes e as mesmas em cerca de quatro pedaços. Depois basta ferver um litro de água por dez minutos, mergulhar as cinco sementes por um minuto na água quente.

Deixe as sementes fervendo por cerca de dois minutos. Depois disso deixe esfriar e conserve na geladeira para o consumo. O chá deve ser tomado em intervalos de horas, intercalando também o consumo de água. É recomendado que ele seja tomado fresco e pode ser utilizado no tratamento de dores, pois o mesmo possui efeito analgésico e anti-inflamatório. Poderá ser consumido como uma medicação natural, porém sem dispensar o uso dos medicamentos que foram prescritos pelo médico.