Vestibulinho ETEC 2016, Cursos Gratuitos

A Escola Técnica Estadual de São Paulo, mais conhecida como ETEC é uma instituição pertencente ao governo estadual e também pelo Centro Paula Souza. A ETEC é responsável pelos cursos técnicos gratuitos que são vinculados com o ensino médio. Esses cursos também podem ser cursados por estudantes do ensino médio ou para quem está frequentando o Ensino Jovem e Adulto, mais conhecido como EJA. Para os interessados no Vestibulinho ETEC 2016, confira logo abaixo como se inscrever e saiba como funcionam esses cursos.

Cursos gratuitos ETEC 2016

Vestibulinho ETEC 2016

Os cursos gratuitos da ETEC têm como objetivo atender os jovens que estão no ensino médio regular, ensino médio integrado, ensino técnico, cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de jovens e adultos, ou seja, o EJA, cursos técnicos na modalidade semipresencial que está ligada com o TELECURSO TEC. Para conseguir estudar na ETEC, o jovem ou o adulto precisam concorrer a uma bolsa. Os alunos que desejam entrar para o ensino médio ou para algum curso técnico integrado ao ensino médio, antes deverá ter concluído o ensino fundamental. Para os interessados em uma bolsa de estudos para o ensino técnico, deverá ter concluído ou estar cursando o segundo ano do ensino médio.

ETEC cursos gratuitos 2015

É preciso que os candidatos interessados nos cursos da ETEC inscrevam-se no processo seletivo, realizem a prova de seleção e consigam passar na mesma com uma boa nota. Essa prova será aplicada para avaliar o conhecimento dos futuros alunos da ETEC e para distribuir as vagas em aberto para quem tiver boa nota e estiver dentro da colocação referente ao número de vagas em aberto.

Os candidatos ao processo seletivo que se auto declararem como afrodescendentes terão direito a um benefício a mais que é chamado de “Sistema de Pontuação Acrescida”. Funciona da seguinte maneira, o aluno terá direito a um bônus de 3% sobre a nota e se o mesmo for da rede pública, terá direito a mais 10%, sendo assim quem se autodeclarar afro-descendestes terá uma porcentagem de 13% a mais para ajudar na nota da prova da ETEC.
Todos os alunos que estudam em escola da rede pública, deverão comprovar o mesmo com o atestado de matricula e o histórico escolar. Quem estudou ou estuda em escola particular, poderá participar da prova da ETEC desde que tenham sido ou ainda são bolsistas integrais.

ETEC cursos gratuitos

Inscrições Processo seletivo cursos gratuitos ETEC

As inscrições para os cursos gratuitos da ETEC para o começo desse ano já estão encerradas, mas os alunos interessados, poderão se inscrever para o segundo semestre de 2016. As novas inscrições da ETEC poderão ser realizadas no site https://www.vestibulinhoetec.com.br/inscricao/Default.asp. Para quem deseja saber mais sobre a ETEC e conferir as cidades com a sede da escola e também os cursos que a mesma oferece, poderá acessar o site http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/ e tirar todas as duvidas a respeito de cada um dos cursos.