Quer descobrir se você tem dinheiro esquecido em bancos? Saiba que os brasileiros podem checar no Banco Central (BC) se possuem alguma quantia para sacar de instituições financeiras. Para isso o BC criou um site que realiza a consulta de recursos remanescentes de pessoas físicas e empresas.
Vale ressaltar que o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) informa sobre o saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo, tarifas cobradas indevidamente, recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito.
Foi feito um levantamento do BC, em junho de 2021, que mostrou que os clientes tinham cerca de R$8 bilhões a receber de bancos. Porém, muita gente não sabe ou não lembra desses direitos.
Caso você queira saber se também possui algum valor para resgatar, basta acessar o site para verificar. Em caso positivo, o próximo passo é acessar o Registrato.
Lembrando que os valores de contas anteriores a 2001 não aparecem no sistema. Para consultar essas contas, a pesquisa pode ser feita nesta página.
Continue lendo para saber mais.
Quem tem direito a receber o dinheiro esquecido liberado pelo Banco Central?
De acordo com o Banco Central, serão liberados cerca de R$ 8 bilhões neste ano para resgate dos brasileiros. Qualquer pessoa pode fazer a consulta no sistema Valores a Receber e checar se há algum dinheiro disponível.
Não existe restrição ou requisito específico para consulta ou resgate dos valores. A checagem informa se você tem ou não algum valor a receber, se tiver, poderá fazer o resgate de forma online. De modo geral, o dinheiro esquecido diz respeito a saldo de:
- Contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível;
- Tarifas cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;e recursos não procurados de grupos de consórcios encerrados.
Site Valores a Receber: Como fazer a pesquisa
Confira agora o passo a passo para realizar a pesquisa. Vale ressaltar que a consulta só pode ser feita, exclusivamente no site (valoresareceber.bcb.gov.br). Veja como:
- Acesse o site (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir do dia 14/02;
- Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
- Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). É preciso ter um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos.Tenha em mente também que Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
- Volte a acessar o site (valoresareceber.bcb.gov.br) na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
- Se você perder sua data de resgate, acesse novamente o site (valoresareceber.bcb.gov.br) em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.
Saiba que você tem direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.
Dicas importantes
Cuidado para não cair em golpes. Para te ajudar, preste atenção nessas dicas:
- O único site para consulta e solicitação desses valores é o (valoresareceber.bcb.gov.br).
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!
Gostou da dica? Vai buscar saber se possui dinheiro para resgatar? Deixe o seu comentário.