Gripe e pneumonia são apenas algumas das doenças transmitidas pelo ar, que infectam milhares de pessoas a cada dia, em todo o mundo, trazendo uma série de complicações. Você sabe quais são as outras e o que fazer para evitá-las? É o que vamos contar no post a seguir!
Além de poeira, fumaça e diversos odores, o ar que respiramos também pode carregar uma série de vírus, bactérias e fungos, entre outros micro-organismos responsáveis por causar as mais variadas doenças, incluindo algumas que podem até mesmo levar à morte, se não tratadas rapidamente.
Tosse, espirros e gotículas de saliva que saem da boca durante a fala já podem ser suficientes para que tais enfermidades sejam transmitidas pelo ar com facilidade. Além disso, a poluição do ar também traz uma grande quantidade de agentes causadores de doenças.
As mais conhecidas
Entre as doenças transmissíveis pelo ar, certamente a mais famosa é a gripe, causada pelo vírus influenza, que apresenta sintomas como febre, dores pelo corpo, garganta inflamada e mal-estar, entre outros, acometendo pessoas de todas as faixas etárias. Em alguns casos, ela pode ser confundida com o resfriado, uma condição mais leve e que tem a mesma forma de transmissão.
A tuberculose é outra doença que tem essa forma de transmissão. Provocada por bactérias, ela afeta, principalmente, os pulmões, e se caracteriza por uma tosse prolongada que é seca no início mas pode evoluir para uma tosse com sangue e pus. O tratamento precisa ser rápido e eficiente, para evitar quadros mais graves.
Vale destacar também a pneumonia, que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos (a forma bacteriana é a mais comum), além de surgir em decorrência da evolução de outras doenças, como a gripe. Ela apresenta sinais como tosse forte, febre alta, confusão mental, dor no tórax e secreção de pus amarelado ou esverdeado, podendo levar a quadros mais complicados, se não tratada.
Não podemos deixar de citar o câncer de pulmão, que tem ligação com a poluição do ar. O acúmulo de determinadas partículas suspensas pode dar origem a um broto canceroso, que é o ponto de partida da enfermidade. Quem tem contato frequente com o ar poluído possui maior propensão a pegar a doença.
Outras doenças que você pode pegar pelo ar
Recentemente, o sarampo voltou a preocupar os brasileiros, com o surgimento de vários casos. Essa é também uma doença que você pode pegar pelo ar, através de secreções respiratórias de alguém contaminado. Ela apresenta sintomas como manchas avermelhadas, tosse, coriza, perda de apetite, conjuntivite e febre.
Veja outras doenças que se propagam pelo ar:
- Meningite
- Poliomielite
- Asma
- Bronquite asmática
- Caxumba
- Rubéola
- Coqueluche
- Difteria
- Catapora
Dicas para se proteger
Com alguns cuidados básicos você pode evitar doenças transmitidas pelo ar, como não ficar em locais fechados com um aglomerado de pessoas, principalmente durante o inverno, época em que as doenças respiratórias aparecem mais.
Também é bom manter uma hidratação constante; lavar bem as mãos ao chegar da rua, antes de comer e manipular alimentos; se alimentar bem, para produzir mais anticorpos; e estar em dia com a vacinação. Se possível, evite áreas com muita poluição do ar.