Já ouviu falar sobre o ID Jovem Gratuito? Em suma, jovens de baixa renda têm acesso a diversos benefícios do Governo Federal a partir do programa Identidade Jovem (ID Jovem).
Sendo assim, o ID Jovem é o documento que possibilita acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e vem como a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
Ou seja, o programa é destinado aos jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único.
Dessa maneira, para ter direito é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;
- Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos
- Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos (R$1.908,00).
ID Jovem Gratuito: Como emitir?
Antes de mais nada, o primeiro passo para quem deseja utilizar o benefício é estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal – CadÚnico.
Através do cadastro, os dados do jovem serão analisados pelo programa, e caso seja aprovado, será gerado um número de NIS que poderá ser usado para gerar a ID Jovem posteriormente através do aplicativo que pode ser baixado aqui.
Sendo assim, este cadastro deve ser agendado previamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sala A-11), no Centro Administrativo. Lembrando que o horário para cadastro é de segunda a quinta, de 8h às 18h e na sexta-feira de 8h às 17h.
Por fim, não é obrigatório ser estudante para ter direito ao benefício.
Caso queira você pode saber mais o ID Jovem acessando o site oficial. Ou ter mais informações pelo telefone 3226-9024.
Então, o que achou sobre o ID Jovem? Já conhecia esse benefício? Deixe nos comentários.