As regras ABNT 2018 atualizadas são essenciais para a formatação de trabalhos acadêmicos, entre os quais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por isso, universitários e alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado precisam ficar atentos a essas novidades, pois quem não segue as normas pode ter problemas com as suas produções.
Regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, as regras da ABNT servem para padronizar normas e técnicas usadas em diversas áreas, como o meio acadêmico, nas produções de teses, monografias, trabalhos e dissertações.
Frequentemente, as normas ABNT passam por atualizações, para a substituição de regras ultrapassadas ou quando ocorre um conflito entre elas, causando confusão na hora de usá-las, por exemplo. Há também a possibilidade de mudanças para incluir questões que anteriormente não estavam previstas.
O que mudou
As novidades nas regras ABNT 2018 foram poucas, mesmo assim é interessante saber o que mudou. Uma delas é a obrigatoriedade de alinhar como justificado a nota explicativa, o que anteriormente era uma recomendação.
Outro destaque está na indicação de se manter dois espaços entre o texto e o título do elemento no Resumo. Até o ano passado, as normas não previam de quanto era esse espaço.
A seguir vamos apresentar as principais regras ABNT 2018 atualizadas. Confira!
Formatação ABNT
Uma formatação de trabalho acadêmico ideal deve seguir essa configuração:
- Papel: A4 – cor branca
- Fonte do texto: Arial ou Times New Roman
- Cor: Preta
- Tamanho da fonte: 12 (exceto nas citações com mais de 3 linhas, legendas, notas de rodapé e tabelas, que devem ter tamanho 10)
- Itálico: usado somente em palavras de outros idiomas, exceto nas expressões apud e et al
- Margens: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm; parágrafo: 1,0 cm a partir da margem esquerda
- Espaçamento / Parágrafos: 1,5 cm entre linhas
- Alinhamento: deve ser justificado, para ficar alinhado às margens e revelar uma aparência mais organizada.
Elementos que aparecem antes do texto
- Capa (obrigatório) – Deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano.
- Lombada (opcional) – Utilizada em trabalhos encadernados.
- Folha de rosto (obrigatório) – Traz: Nome do autor, Título do Trabalho, Cidade, Ano e Breve descrição do trabalho, onde deve estar incluído o objetivo e o nome do Orientador.
- Errata – Utilizada somente se houver algum tipo de correção a fazer.
- Folha de Aprovação (obrigatório) – Nela é lançado o resultado, posteriormente. Os nomes do orientador e dos examinadores devem estar presentes.
- Dedicatória – Espaço reservado às dedicatórias.
- Agradecimentos – Espaço destinado a agradecer quem ajudou o aluno.
- Epígrafe (opcional) – Espaço onde o autor faz uma citação, apresentando os embasamentos para seu trabalho.
- Resumo – Consiste em um único parágrafo, de 150 a 500 palavras. Ao final, devem estar as palavras-chave.
- Resumo em Língua Estrangeira – Abstract – É o mesmo resumo acima, mas transcrito e traduzido para o inglês.
Sua monografia possui itens como abreviaturas, ilustrações, tabelas e símbolos? Eles devem ser listados nesta ordem:
- Lista de ilustrações
- Lista de tabelas
- Lista de abreviaturas
- Lista de símbolos
Elementos textuais
As exigências da ABNT 2018 em relação ao texto definem que ele deve ser dividido em três partes:
Introdução
Introduz o tema abordado no trabalho e por isso deve ser clara e objetiva, além de apresentar os objetivos e a justificativa. É aqui que você começa a conquistar a atenção do interlocutor, por isso capriche na introdução.
Desenvolvimento
É a parte principal do projeto, onde o autor vai expor e desenvolver a sua ideia, detalhando bem o assunto do trabalho. Uma boa dica é escrever o desenvolvimento tendo como base os objetivos citados na introdução, usando um capítulo para cada um deles (lembre-se de que os capítulos devem ser numerados).
Conclusão
Agora, chegou a hora de finalizar o seu estudo de forma brilhante. Para tanto, responda às questões levantadas, amarre bem os argumentos e conclua as ideias, apresentando os resultados obtidos.
Elementos pós-textuais
Após o texto devem vir os seguintes elementos em seu trabalho acadêmico:
- Referências – item obrigatório em qualquer tipo de trabalho, deve conter uma lista numerada e em ordem alfabética, apresentando os títulos consultados para a produção.
- Anexo – consiste na inclusão de documentos utilizados para comprovação de dados ou ilustração. É opcional.
- Glossário – trata-se da listagem das palavras desconhecidas ou de sentido obscuro, com os seus significados. Também é um item opcional.
- Apêndice – outro elemento opcional, contempla documentos agregados ao trabalho com o objetivo de apoiar a argumentação. Pode incluir entrevistas, questionários etc.