Fazer supletivo a distância é uma ótima escolha para quem não concluiu os estudos na idade adequada e agora deseja retomar as aulas. Mas será que esse tipo de curso está disponível gratuitamente? É o que vamos descobrir a seguir!
Muitas pessoas pararam de estudar, seja para trabalhar, por causa da distância do colégio, por não ter condições financeiras ou por qualquer outro motivo. Mas independente do que te levou a abandonar a escola, você pode voltar a estudar fazendo um curso supletivo online.
Ao optar por essa modalidade dá para obter o diploma do ensino fundamental e/ou o diploma de nível médio de maneira rápida e continuar a vida acadêmica, por exemplo, em um curso técnico ou superior, além de conseguir um emprego melhor e tentar concursos públicos.
Como funciona o supletivo EAD
Com o uso cada vez mais frequente da tecnologia na educação, muitos cursos passaram a ser oferecidos na modalidade de ensino a distância, possibilitando ao aluno estudar de onde estiver, desde que possua um dispositivo conectado à internet.
Assim como cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional, entre outros, o curso supletivo também pode ser feito a distância, atingindo um maior número de pessoas, trazendo uma série de vantagens, entre as quais conciliar o trabalho com o estudo de maneira mais fácil.
No supletivo online (e também no presencial) é possível concluir a educação básica na metade do tempo. São seis meses para cada série/ano, tanto no supletivo ensino fundamental (24 meses) quanto no supletivo ensino médio (18 meses).
O estudo pode incluir videoaulas e outros conteúdos online ou mesmo apostilas impressas enviadas, dependendo da instituição. A preparação do estudante é toda realizada em sua casa, e ao final do curso ele precisa fazer uma prova presencial, cujo resultado será usado para obter o certificado de conclusão.
Quem pode fazer
O supletivo, seja presencial ou online, só está disponível para quem não frequentou a escola na idade adequada. Quem ainda está na idade escolar e quer acelerar os estudos, por exemplo, não pode fazer esse tipo de curso, de acordo com as regras do Ministério da Educação.
As regras básicas são as seguintes:
- idade mínima de 15 anos para fazer supletivo do ensino fundamental;
- idade mínima de 18 anos para fazer supletivo nível médio.
Vale lembrar que não há limite de idade máxima. Dessa forma, adultos e idosos que querem voltar a estudar podem se matricular no supletivo pela internet.
Outra informação importante é que o supletivo ensino fundamental (antigo 1º grau) começa na 5ª série (6º ano no modelo atual), exigindo que o interessado tenha estudado pelo menos até a 4ª série. Já o supletivo ensino médio (antigo 2º grau) vai do 1º ao 3º ano e exige a conclusão do nível fundamental para ingressar nele.
Onde fazer
Existe supletivo online grátis? Para esse tipo de curso não existe gratuidade, no momento. Mas quem deseja voltar a estudar encontra opções com preços mais em conta, lembrando que o curso EAD geralmente é mais barato que o presencial.
Mesmo não havendo vagas para supletivo gratuito a distância, pelo menos atualmente, ainda assim você acha boas alternativas para estudar sem sair de casa. Veja instituições que oferecem esse tipo de curso: