WhatsApp Caiu – Veja Soluções Alternativas

PUBLICIDADE CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Hoje em dia é difícil pensar em ficar sem o WhatsApp instalado em seu celular, uma vez que ele é o aplicativo mais utilizado para fazer a troca de mensagens com seus contatos. Porém, às vezes ocorrem instabilidades em nos servidores do programa. Se o whatsapp caiu, você não consegue enviar mensagens, receber fotos e outros conteúdos de mídia.

Quando isso acontece, caso você necessite entrar em contato com outras pessoas, o mais indicado é sempre ter um outro aplicativo no celular, que funcione ao menos de forma similar ao WhatsApp. 

Continue lendo este artigo para conhecer algumas soluções alternativas ao Whatsapp.

PUBLICIDADE CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como saber se o Whatsapp realmente caiu?

Mas antes de te apresentar outras opções de app, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se o whatsapp realmente caiu ou se é apenas algum problema com a sua conexão.

O WhatsApp pode ficar fora do ar para uma parcela dos seus mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo sem aviso prévio. Quedas e instabilidades são inesperadas e, por isso, podem não ser detectadas imediatamente. 

Normalmente, o usuário só vai suspeitar que o WhatsApp caiu e não está funcionando corretamente quando uma conversa é interrompida repentinamente ou quando o número de notificações reduz drasticamente após um determinado intervalo de tempo. 

Confira a seguir quatro formas de checar se o WhatsApp parou de funcionar só no seu celular ou se realmente aconteceu alguma falha nos servidores da empresa.

1. Verifique se o app está funcionando

Comece a investigação checando se o problema não está apenas no seu celular. Feche o Whatsapp e abra novamente, depois tente enviar uma mensagem para mais de um contato. 

Em geral, falhas de servidor do WhatsApp fazem com que a mensagem saia do app, mas não chegue ao destino. Se a mensagem permanecer com o ícone de relógio ao lado indicando que ela nem chegou a ser enviada, é importante testar a conexão.

Use outras redes sociais e abra sites no navegador para descobrir se o 4G ou Wi-Fi está funcionando corretamente.

2. Busque relatórios de monitoramento

Falhas de funcionamento do WhatsApp costumam ser acusadas por sites de monitoramento que emitem relatórios online. Verifique serviços como o Outage.Report, Down Detector e Is It Down Right Now.

Tenha em mente que erros de servidor costumam ocorrer em regiões específicas, então é importante buscar relatórios de falhas especificamente no Brasil. Para isso, todas essas ferramentas indicadas têm o recurso de mapa.

3. Veja se há reclamações no Twitter

Usuários têm o costume de usar o Twitter para reclamar quando algum produto do Facebook sai do ar, como é o caso do WhatsApp. Sendo assim, use a ferramenta de buscas e filtre os resultados por “Mais recentes”. 

Uma falha generalizada no aplicativo tende a gerar um volume alto de tweets descrevendo o mesmo problema, levando o termo “WhatsApp” para os Trending Topics. Se você não encontrar nada, também vale buscar por relatos usando hashtags como #whatsappdown.

Whatsapp Caiu? Conheça outras opções

Depois da pesquisa, você realmente constatou que o app caiu?

Caso você necessite entrar em contato com as pessoas uma boa ideia é sempre ter um outro aplicativo no celular que ofereça serviços semelhantes. Confira algumas opções:

Signal – Android e iOS

Você já deve ter npotado que os aplicativos com foco em privacidade estão ganhando cada vez mais o seu espaço em meio a escândalos envolvendo vazamento de dados por parte de grandes empresas. O Signal, por exemplo, é um destes aplicativos, cujo uso foi inclusive recomendado pelo Edward Snowden.

Apesar de usar uma tecnologia de ponta, diferentemente do que se possa imaginar, o Signal possui o diferencial de ser um aplicativo bem fácil de ser utilizado. Diferente do Telegram, ele traz apenas os recursos básicos e essenciais como chamadas de voz e vídeo, envio de arquivos e bate-papos em grupo. 

Outro ponto positivo dele acaba sendo que o seu servidor não armazena e nem tem acesso aos dados que são trocados nele.

LINE – Android e iOS

Quem está buscando por uma opção mais amigável ou com mais recursos para brincar pode achar o LINE uma boa opção. Mais parecido com o Messenger do que com o WhatsApp, este aplicativo possui diversas opções de figurinhas, efeitos especiais para chamadas em vídeo e até mesmo uma linha do tempo para postagens, similar a do Facebook.

Telegram – Android e iOS

Esse é o maior concorrente do WhatsApp e, claro, não poderia ficar de fora da lista. O aplicativo do Telegram possui um grande número de funções exclusivas e tem o seu funcionamento bem similar, porém, alguns recursos de privacidade como o seu “Chat secreto” acabam fazendo a diferença e atraindo usuários.

Além do cliente tradicional, quem prefere uma interface mais robusta, também pode optar por utilizar o Telegram X.

Kik – Android e iOS

De forma um pouco diferente das opções anteriores, este aplicativo de mensagens não requer que você tenha um número de telefone para poder utilizá-lo. Aqui, você precisa apenas definir um nome de usuário para sair adicionando os seus contatos.

Apesar do sistema simples de adicionar pessoas, o Kik ainda oferece bons recursos como chamadas em vídeo, envio de arquivos, grupos, entre outros.

Gostou das dicas? Agora basta escolher o seu app favorito e baixá-lo se celular, assim você vai estar preparado caso o WhatsApp caia.